Aprenda mais sobre a catapora

chickenpox

A catapora é uma virose benigna, altamente contagiosa, muito comum na infância, causada pelo vírus varicela-zóster. Segundo o a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 90% dos adultos são imunes à varicela, pois já a contraíram em alguma fase da vida. Crianças costumam contrair a doença na época do inverno, pois é quando a concentração em ambientes fechados aumenta.

Sintomas
A catapora é caracterizada, principalmente, pelo aparecimento de várias pequenas lesões no corpo. Elas aparecerem como manchinhas vermelhas que logo se transformam em bolhas cheias de líquido. Essas bolhinhas estouram e formam uma casquinha até sarar. Além disso, é comum sentir febre, falta de apetite e mal-estar. Deve-se evitar coçar as lesões para não causar infecções secundárias e cicatrizes. Normalmente o processo da doença demora entre uma e duas semanas.
Não há tratamento especifico para a catapora, apenas remédios para aliviar os sintomas. A recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas. Caso você ou algum conhecido esteja com a doença, procure auxílio médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *